terça-feira, 21 de outubro de 2014

Dica para pelos longos e lisos

Muitos podem pensar que seu filhote crescerá com um pelo lindo e liso naturalmente, infelizmente não é bem assim. Naturalmente os fofinhos e peludos costumam dar trabalho caso não recebam um cuidado especial com suas madeixas, o pelo fica embolotado, com aspecto sujo e isso além de tirar o brilho do seu animalzinho pode causar doenças. 
Essa postagem tem foco estético com ótimas dicas de como tratar os pelinhos dos peludos e transformá-los em estrelas dignas de capa de revista =D


MACETES DE BELEZA: PELOS LONGOS E LISOS

Se tudo tem os seus macetes, preparar a pelagem do cão para exposição nada deixa a desejar nesse aspecto. A especialista em estética canina e handler de vários cães campeões, Vania Breim, revela técnica para fazer o embelezamento em cães de pêlos longos e lisos. É o caso do Lhasa Apso, Maltês, Shih Tzu e Yorkshire.


TIRAR OS NÓS

O certo é tirar os nós antes do banho. Depois de molhados, os pelos embaraçam muito e ficam mais difíceis de trabalhar. Os nós impedem a escovação e favorecem a quebra dos pelos. Eles aparecem mais nas pelagens lanosas (com subpelo), típicas do Lhasa e Shih Tzu. Porém, apesar de o subpelo ser indesejável nos Yorkies e Malteses, é encontrado em muitos exemplares dessas raças.

Amaciar os pelos e desfazer os nós. Borrifar condicionador de uso humano, diluído (ver Regrinhas de ouro, DiIur), sobre os pelos. Eles ficam mais macios e quebram menos ao serem tirados os nós (localizados pelo tato). Tire os nós abrindo-os com a mão e depois passando a escova de pinos sem bolas. Nesse momento, o ar frio do secador ajuda a soltar os pelos.

BANHO

É fundamental lavar a pelagem para a escovação ficar perfeita. O banho pode ser dado um dia antes da exposição. A pelagem fica mais bonita quando o cão é banhado e escovado a cada três ou quatro dias. A água deve estar morna.

O banho dado no local da exposição exige algum improviso. É preciso, no mínimo, uma banheira portátil (de bebê, com ralo) e um galão térmico grande para a água quente (que chega morna à exposição)

Passar xampu com condicionador. Usar o xampu 2 em 1, com condicionador, diluído, para cabelos secos. Os pelos não devem estar oleosos. Se estiverem, é preciso tirar a oleosidade antes, lavando-os com xampu sem condicionador, diluído, e enxaguando-os bem.

Passar condicionador termo-ativado, diluído. Seu efeito é deixar os pelos soltinhos. É ativado com o calor do secador. Logo depois de passar o condicionador, deve-se retirar o excesso, sem esfregar. Um jato de água ajuda nessa tarefa.

Tirar o excesso de água. Para facilitar a secagem, é bom apertar os pelos com as mãos.

Secar com uma toalha fina. Passar no sentido dos pelos, sem esfregar.

Passar o secador e escovar. Usar secador morno, a 30 centímetros dos pelos. O ar não deve estar forte nem quente demais (não pode queimar a mão), para não quebrar os pelos. Não deixar os pelos secar naturalmente, para não formar nós. A secagem ao sol deixa os pelos frisados, o que é indesejável. Enquanto o secador é usado, escova-se a pelagem. A escova é passada no sentido dos pelos (não usar pente: quebra os pelos molhados). Sabe-se que os pelos estão secos quando ficam bem soltos, inclusive na raiz (não deixar umidade: favorece o aparecimento de fungos). O acabamento é feito com pente fino nos pelos do focinho e pente grosso no resto do corpo.

ELÁSTICO E PAPELOTE

Depois do banho e da escavação, os pelos ficam secos e soltos, mais fáceis de quebrar. Juntá-los evita o estrago. Os pelos que encostam no chão são os que mais se danificam. Para prevenir o problema, são postos os papelotes. Os pelos longos de outras áreas, inclusive cabeça e bigodes, pode-se optar por prender com elástico, sem papelote. O Shih Tzu e o Lhasa têm pêlos mais grossos. Basta prender os da cabeça (inclusive os bigodes) e os que raspam no chão. Nos cães de exposição é costume manter os pelos longos presas.

Nesse caso, o ideal é trocar elásticos e papelotes dia sim, dia não.

Pôr os elásticos. Antes, passar creme tipo Biorene nos pelos para evitar que quebrem devido ao elástico. A cada troca de elástico, passar mais creme. E importante não apertar demais, para não cortar os pelos.

Por os papelotes. Antes, passar spray abrilhantador oleoso nos pelos que receberão papelote, para não quebrarem ao serem dobrados. Os papelotes podem ser feitos com perfex, papel de seda bronco, plástico de saco de lixo azul ou branco e guardanapo de papel. Se o cão ficar se esfregando para tirar os papelotes, é melhor não pô-los.

PENTEADO

O penteado que será exibido nas pistas é feito no mesmo dia do evento.

Retirar elásticos e papelotes. Usar uma tesoura especial para cortar os elásticos, sem o risco de cortar também pelos. Em seguida, abrir os pelos com o vento do secador, sem esquentá-lo, e passar a escova para os pelos ficarem bem soltos.

Traçar risco no dorso para separar os pelos. É feito com o cabo bem fino de um pente.

Formar o caimento dos dois lados. Usar a escova de pinos sem bolas.

Pôr o lacinho na cabeça. No Yorkshire e no Shih Tzu, o costume é pôr um laço. No Maltês, dois. E no Lhasa, o penteado da cabeça é dividido como no resto do corpo, sem
laço. O laço é vendido pronto, com um elástico para prendê-lo. Põe-se o elástico. Nos pelos presos por ele passa-se laquê para formar o topete. Durante a aplicação, é importante proteger os olhos do cão e o restante da pelagem. A seguir, é só pôr o laço.

RETOQUE FINAL

Quando faltar por volta de meia hora para o cão entrar na pista, se faz a escovação final.

Assentar os pelos, dar uniformidade e brilho. Passar a escova delicadamente, depois de aplicar uma leve camada de spray abrilhantador oleoso.

Alisar os pelos. Com o ferro especial, alisar os pelos rebeldes. Antes, passar spray abrilhantado oleoso para proteger os pêlos do calor, mas sem exagerar para não engordurará-los.

Pentear. Passar um pente com dentes longos e espaço largo entre eles, no sentido dos pelos, para deixá-los bem soltos.

REGRINHAS DE OURO

Diluir - para o xampu e o condicionador penetrarem com facilidade na pelagem, dilua-os em água até ficarem bem líquidos. Esse procedimento reduz o necessidade de esfregar a pelagem, quebrando pelos.

Não esfregar - para não quebrar os pelos, o que diminui o volume da pelagem, evite esfregá-los. Trabalhe sempre as pelagens no sentido dos pelos. Isso evita embaraçá-los e formar nós, que atrapalham a escovação e favorecem a quebra dos pelos.

Escova ideal - de pinos longos para os pelos volumosos do Lhasa Apso e do Shih Tzu. E de pinos médios para o Maltês e o Yorkshire - devido à pelagem menos volumosa, os pinos longos podem feri-los. Na ponta dos pinos não deve haver bolinhas para os pêlos não enroscarem e quebrarem. As escovas de cerdas não são adequadas por não desembaraçarem os pêlos por completo, devido a não entrarem em profundidade na pelagem. Rasqueadeiras devem ser evitados: quebram os pêlos com facilidade.









by Cães e Cia

Nenhum comentário:

Postar um comentário